POLLYANA TEM CHANCE DE BRILHAR EM BRASÍLIA, SE VOTAR CONTRA O GOLPE
A ex-vereadora de Taubaté Pollyana Gama, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados num momento crítico da política nacional. E isso lhe permite adotar o caminho da grandeza e notoriedade política, ou diluir-se na maioria anônima, o chamado “baixo-clero” – a maioria que faz política de varejo, negociando votos e distribuindo pequenos favores nas suas bases para garantirem sua reeleição.
Como taubateanos, precisamos torcer para que nossa representante escolha o melhor caminho, ou seja, fique sempre do lado dos interesses populares e contra medidas antisossociais que este “governo” golpista insite em tomar – e para isso foi colocado no poder mediante um criminoso golpe de Estado.
O governo Temer é o mais fraco da nossa História, perdendo um ministro por mês sob pesadas acusações de corrupção. Não vale a pena negociar e apoiar essa quadrilha que usurpou o poder, contra a qual já correm dois pedidos de impeachment, além de inúmeros processos dos tribunais superiores. Pollyana pertence ao PPS, partido ex-comunista que hoje pega carona no golpe. Mas a bancada de deputados tem votado dividida, metade contra os golpistas.
Se Pollyana for inteligente – e eu sei que ela é – engrossará as fileiras dos mais democratas e progressistas de sua bancada. Como educadora, tem várias batalhas a enfrentar e, por que não?, liderar na Câmara. Se souber defender as bandeiras mais nobres e favoráveis ao povo brasileiro, terá reconhecimento não só em Taubaté, mas em todo o Estado, e sua carreira política será ascendente, sem limites.
Já, se intimidar-se ou recolher-se à política menor, de pequenos acordos, lealdade a um governo agonizante, ainda que fazendo o papel de “vereadora” em Brasília, aquele trabalho miúdo de conseguir pequenas verbas e favores ao município e eleitores, terá vida curta.
Sinceramente, como amigo e cidadão, confio em que nossa deputada Pollyana Gama fará a melhor escolha.
Abaixo, o primeiro pronunciamento da nova deputada taubateana:
![]() |
|
Sumário
A SRA. POLLYANA GAMA (PPS-SP. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, senhoras e senhores presentes nas galerias, meus familiares, minha mãe, minha filha, que estão assistindo a esta sessão de Taubaté, amigos e todos os que nos acompanham pela Rádio Câmara e pela TV Câmara, é com gratidão, alegria e consciência da abrangência do meu compromisso e da amplitude da responsabilidade que terei nesta Casa de Leis que assumo a partir de agora, pela primeira vez, o mandato de Deputada Federal pelo PPS paulista, em substituição ao Ministro da Cultura, Roberto Freire, empossado oficialmente no cargo igualmente nesta quarta-feira.
Estou aqui para representar a população do Estado de São Paulo, em especial a de uma promissora região, o Vale do Paraíba, na qual se situa a minha querida cidade de Taubaté, onde nasci, vivo, constituí família, formei-me professora, mestre em desenvolvimento humano pela Universidade de Taubaté e cumpri três mandatos consecutivos de Vereadora.
Acredito na cooperação e no trabalho organizado para o fortalecimento das pessoas, das instituições e das cidades. Dessa forma, ao lado dos colegas Deputados Eduardo Cury e Flavinho, reforçarei com muita determinação a representatividade da bancada federal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, composta por 39 Municípios e mais de 2 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE.
Chego aqui num momento delicado da história brasileira, de crise política e econômica. O País está endividado, Governadores e Prefeitos têm dificuldade para fechar suas contas, a demanda por serviços públicos como saúde, educação e segurança pública é crescente, e essa crescente demanda é estimulada pelo desemprego em alta, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para fazer a diferença.
O enfrentamento é desafiador, mas também sei do propósito que me orienta nesta tarefa, para a qual eu estou preparada. Quero coletivamente contribuir com a construção de mudanças necessárias para as recuperações de que o nosso País tanto precisa.
É momento de virarmos essa página e escrevermos novos e promissores capítulos de nossa história. Isso exige que pavimentemos caminhos que levem à retomada da credibilidade e do respeito da nossa classe política, tão desgastada por tantos escândalos de corrupção nos últimos anos. Sejamos, então, bons exemplos por meio de nossas atitudes.
No entanto, aprendi que é justamente na dificuldade que devemos extrair a criatividade, unir nossas forças e colocar em prática todo o conhecimento acadêmico e político em busca de soluções para os mais diversos problemas sociais, seja na saúde, seja na educação, seja na segurança, seja na geração de empregos.
É para isso que viemos, é para isso que hoje estamos aqui como representantes do povo brasileiro. O PPS é um partido comprometido com o País, sobretudo é um partido alinhado com a política séria e transparente. Isso significa que o nosso mandato vai se pautar pela ética, pela legalidade e pela moralidade, princípios básicos de nossa Constituição.
Tais afirmações que faço partem da experiência que vivencio ao longo desses anos, no PPS de São Paulo, sob a Presidência do Deputado Davi Zaia, e também do trabalho da nossa bancada federal, liderada pelo Deputado Rubens Bueno, que tem traduzido esses princípios com atitudes afirmativas.
Reafirmo que não pouparei esforços para trabalhar pelo desenvolvimento e pela melhoria da qualidade de vida de nossa população, pois nosso principal compromisso é com o que há de melhor e mais valioso em nosso País: a nossa gente.
Finalizo externando mais uma vez minha gratidão à população brasileira, à população de São Paulo, do meu Vale do Paraíba, em especial à de Taubaté, minha terra natal, onde vivo com minha família e convivo com pessoas maravilhosas, que contribuíram e contribuem muito com a minha formação.
É com responsabilidade que seguimos em frente com o nosso trabalho.
Sr. Presidente, era o que eu gostaria de registrar.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Rubens Bueno) – Peço às Deputadas Carmen Zanotto e Eliziane Gama que façam a entrega do botton à nova Deputada Federal Pollyana Gama. (Pausa.)