• Sobre o ValePensar
  • Entre em contato
  • English
  • Español
ValePensar
Antonio Barbosa Filho
  • Home
  • Política
  • Mídia
  • Cultura
  • Viagens
  • Taubaté
  • Pensata

DIRETAS JÁ É A BANDEIRA QUE UNE O BRASIL! E FORA TEMER!

1 minuto ago Antônio Barbosa Filho Mídia, Política 0
Share this:

A única saída: Diretas Já!

 Marcelo Auler

diretas-ja-editadas

Quem imaginou que o impeachment de Dilma Rousseff, presidente legitimamente eleita e sem nenhuma acusação séria e comprovada de corrupção, fosse salvar o país,  agora estar morde a língua. Chegamos a uma situação inigualável e, o que é pior, insustentável principalmente por conta do descrédito da população que antes atingia a política e os políticos e hoje atinge o Judiciário.

Na verdade, o melhor seria continuar com Dilma e tocar para frente as investigações, punindo a todos – sem partidarização, sem favoritismo e, principalmente, com a isenção que parece não mais existir nas decisões do então “todo poderoso” Sérgio Moro e sua Força Tarefa. Ou mesmo em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) como a que manteve Renan Calheiros na presidência do Senado.

Hoje, quando no próprio Supremo Tribunal Federal, outrora mais isento, os ministros começam a tomar posições partidárias a ponto de juízes federais sugerirem a Gilmar Mendes que abandone o cargo e assuma de vez o papel de comentarista de TV – Juízes sugerem a Gilmar Mendes que renuncie à toga e vire “comentarista” – há apenas uma saída, clara e cristalina: Diretas Já! Aos que dizem que legalmente não há como fazer, um desembargador federal cuja identidade  preservo, aponta uma saída:

“Uma emenda constitucional prevendo: excepcionalmente, ninguém que esteja respondendo a processo criminal poderá se candidatar”.

Eu arrisco ir mais adiante. Mesmo sabendo do preceito constitucional da presunção da inocência, por se tratar de algo excepcionalíssimo, vetaria todo e qualquer cidadão cujo nome esteja envolvido na Lava Jato e em outras investigações sobre corrupção. Inclui-se aí os políticos que a turma de Curitiba não teve coragem/vontade de investigar pra valer, como também, os agentes encarregados dessas investigações, ou seja, policiais federais, auditores da Receita, procuradores, promotores, juízes e desembargadores (que já são impedidos naturalmente de atividades político partidárias).

Isto, sem dúvida, desagradará aos defensores do Volta Lula! Mas, no momento, seria a única forma de se tentar buscar uma saída que agrade e satisfaça à maioria. Haverá descontentes. Há quem diga que não existe candidato. Mas, certamente, na hora H eles surgirão. O que não é mais possível é assistir o Palácio do Planalto ser ocupado por aquilo que Arnaldo César definiu como “suspeita camarilha de grandes ladravazes” (Os golpistas, agora suspeitos ladravazes da República, vão à luta).

Os fatos, porém, mostraram que não é fácil. A tentativa do deputado Miro Teixeira (REDE-RJ), através da PEC 227/2016, de aprovar as Diretas em casos de vacância da presidências da República, até seis meses antes do fim do mandato, foi vetada pelos deputados governistas – e os nem tanto assim, como os tucanos – na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, da Câmara Federal, quarta-feira (14/12), como amplamente noticiado, inclusive pelo Brasil 247: CCJ REJEITA INCLUIR NA PAUTA PEC SOBRE ELEIÇÕES DIRETAS. Seria a primeira iniciativa para, em seguida, forçar a saída de Temer e a “suspeita camarilha de grandes ladravazes”.

Afinal, os deputados envolvidos nas duas delações de ex-executivos das Odebrecht – e ainda faltam 75, como lembrou o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) em artigo que reproduzimos abaixo – imaginam que poderão se safar com a continuidade deste governo. Não enxergam que não só afundarão com ele – caso haja isenção nas apurações, o que nem sempre tem ocorrido por parte da Força Tarefa da Lava Jato – como levarão o país para o fundo do poço. Se é que já não estamos nele.

Resta, portanto, arregaçarmos as mangas e começarmos uma mobilização nacional pedindo sim Diretas Já! Entidades que no passado tiveram força fundamental para empunhar esta bandeira, assim como a da Anistia e a do impeachment de Fernando Collor – ABI, OAB e CNBB – deveriam se debruçar sobre esta proposta, junto com entidades classistas e movimentos sociais com representatividade, caso não só das centrais sindicais como do Movimento dos Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre outros.

É uma solução difícil, diante da divisão que existe hoje na sociedade brasileira. Mas, relembro uma frase que aprendi ainda pré-adolescente, nas cavalgadas que fazia no Motel Club Brasil de Itatiaia, onde, atrás de uma estátua do Hércules, estavam os dizeres:

“O difícil é aquilo que se faz logo, o impossível demora um pouco!”

Arregacemos, portanto, as mangas das camisas e vamos à luta pelas Diretas Já! Abaixo o artigo de Chico Alencar com proposta idêntica:

República Odebrechtiana do Brasil

Chico Alencar (PSOL-RJ)

republica-odebrechtiana-do-brasilSoubemos de duas delações de diretores da Odebrecht. Faltam 75! Mas essas já foram arrasadoras: revelam, no dizer de um deles, Claudio Melo Filho, a “privatização indevida de agentes políticos em favor de interesses empresariais nem sempre republicanos”. Nunca republicanos, convenhamos, pois o método contamina o mérito.

Até aqui, foram citados 54 parlamentares de 12 partidos: PMDB, PSDB, PT, DEM, PSB, PSD, PTB, PP, PCdoB, PPS, PTC E PR. Claro que cada menção há de ser checada: caberá à Justiça ver não apenas valores e procedimentos denunciados mas as provas dos ilícitos.

O sistema revelado impressiona: a Odebrecht tinha um setor de propinas, chamado pomposamente de Departamento de Operações Estruturadas. De 2006 para cá esse DOE “aplicou” pelo menos R$ 68 milhões de reais – em parte do Caixa Dois da empresa – em campanhas eleitorais e em “mimos” pessoais, para garantir os seus negócios, tanto no Executivo quanto no Parlamento.

Cláudio detalha 14 MPs e projetos que foram alterados para atender os múltiplos interesses do grupo Odebrecht, nominando ao menos nove congressistas ou ex-congressistas que, segundo ele, “venderam” sua ação legislativa e/ou de influência: Romero Jucá, o “Resolvedor da República”, os atuais presidentes da Câmara e do Senado, ministros do governo Dilma e de Temer e deputados vários, “mais relevantes”.

O sistema propineiro era (talvez seja ainda) tão sofisticado que os sujeitos das atividades ilícitas ganhavam apelidos, para disfarçar. Alguns reveladores do desprezo que a empresa devotava aos seus corrompidos. Daria para formar dois times de futebol – que têm como adversário preferido a ética pública: Justiça, Caju, Babel, Bitelo e Corredor,  Caranguejo, Gremista, Gripado, Campari, Piqui e Decrépito. No banco de reservas, não necessariamente em função de menor importância no esquema, estariam Ferrari, Angorá, Boca Mole, Botafogo e Moleza, Velhinho e Missa, Índio, Polo, Kimono e Tuca. Elenco grande e dispendioso, com muitos outros que nem cabem nesse espaço.

O delator Cláudio diz que teve que recusar “atletas” que o procuravam, pois só “contratava” os que eram mais “promissores” em termos de efetividade em resultados favoráveis à empreiteira: “percebi que deveria selecionar determinados agentes com relevância política e que teriam melhores condições de gerar resultados positivos para a minha empresa”. Mais direto, impossível.

É preciso proclamar de novo a República, banindo essas práticas espúrias, o governo que as acolhe, os parlamentares que as viabilizam.

Só com eleições diretas, com igualdade de condições na disputa de projetos para o país, começaremos a sair desse lamaçal

Repudiemos os costumeiros acordos de sobrevivência da casta política, já tramados nos bastidores dos palácios do Executivo, das mansões dos presidentes do Legislativo e que almejam bater às portas dos gabinetes de alguns ministros do Supremo.

Chega! 

– See more at: http://marceloauler.com.br/a-unica-saida-diretas-ja/#sthash.ur2wr8Zo.dpuf

2018 Dilma eleição golpe impeachment Jato Jucá Lula mobilização Moro PMDB protesto PT renúncia sociais Temer

Previous Post

“ISTO É” RECEBEU VERBAS DA ODEBRECHT EM PLENA LAVA-JATO

Antônio Barbosa Filho

Antônio Barbosa Filho

Jornalista, 59 anos, autor dos livros “Cartas da Holanda”, “A Bolívia de Evo Morales”, “A imprensa x Lula – golpe ou ‘sangramento’?” e “O Brasil na ‘era dos imbecis’- o discurso de ódio da Direita”.

Trabalhei na Rede Globo de Televisão, Tribuna da Bahia, Rádio Oceânica, Rádio Difusora Taubaté, Rádio Oceânica de Caraguatauba, e Rádio Aparecida, Câmara dos Deputados, entre outros.

Atualmente, divido meu tempo entre Taubaté-SP, e Delft-Holanda

simplicio (1)

LIVRO CONTA A BIOGRAFIA...

5 meses ago 0
Members of the European Parliament take part in a voting session at the European Parliament in Strasbourg June 8, 2011.   REUTERS/Vincent Kessler (FRANCE - Tags: POLITICS)

ESQUERDA DO PARLAMENTO EUROPEU...

7 meses ago 0
imagescms-image-000453572-495x357

PERTO DE ZÉ DIRCEU,...

11 meses ago 0
Juiz sergio moro, contratado pela globo, elite corrupta, para dar o golpe, 3

MORO JÁ CONDENOU LULA:...

4 meses ago 0

Cancel Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

temer_fora_senado

DIRETAS JÁ É A BANDEIRA QUE...

1 minuto ago 0
lasar_segall

TAUBATÉ: ORQUESTRA E...

11 horas ago 0
DSCN1469

GOLPISTAS LIBERAM COBRANÇA...

11 horas ago 0
  • Jaum Lenhador em MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA FOI O BANESTADO. MORO ESTAVA LÁ ….
  • Antônio Barbosa Filho em MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA FOI O BANESTADO. MORO ESTAVA LÁ ….
  • Paulo em MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA FOI O BANESTADO. MORO ESTAVA LÁ ….
  • Denúncia no JN indigna Lula: “Não vão conseguir explicar ao povo" em PELA LEI, LULA PODERÁ FALAR POR 9 MINUTOS NO JORNAL NACIONAL
  • OSMAR RESENDE em MAÇONARIA USA POLÍCIA FDERAL PARA UM GOLPE?

Últimos comentários

  • Jaum Lenhador em MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA FOI O BANESTADO. MORO ESTAVA LÁ ….
  • Antônio Barbosa Filho em MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA FOI O BANESTADO. MORO ESTAVA LÁ ….
  • Paulo em MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA FOI O BANESTADO. MORO ESTAVA LÁ ….
  • Denúncia no JN indigna Lula: “Não vão conseguir explicar ao povo" em PELA LEI, LULA PODERÁ FALAR POR 9 MINUTOS NO JORNAL NACIONAL
  • OSMAR RESENDE em MAÇONARIA USA POLÍCIA FDERAL PARA UM GOLPE?

Tags

Aécio corrupção crise Cunha Câmara delação Democracia Dilma direita ditadura Economia Educa'\cão eleição EUA Fascismo FHC Folha Globo golpe impeachment internacional Jato Jornalismo Judiciário Lula Moro MP mídia Petrobrás PF PIG PMDB Política promotor propina PSDB PT Senado Serra STF Taubaté Temer tucano TV Veja

Newsletter

Receba as noticias em seu e-mail uma vez por semana.

Copyright (c) 2016. All rights reserved.
Powered by WordPress. Designed by ThemeWarrior