por Ricardo Kotscho

download1 Jornal Pessoal: a saga de um repórter solitário na Amazônia

Faz quase três décadas que o repórter Lúcio Flavio Pinto edita sozinho em Belém do Pará o “Jornal Pessoal”, uma publicação em defesa da Amazônia, que agora está ameaçada de morrer por  falta de recursos.

Conheci o bravo jornalista nos anos 1970 quando trabalhamos juntos no Estadão ainda sob censura e, além de amigo, sou testemunha da sua luta solitária durante todo este tempo.

Por isso, reproduzo abaixo o texto que me foi enviado por Lucas Figueiredo, outro combativo e respeitado repórter, contando a saga do repórter e as dificuldades enfrentadas pelo “Jornal Pessoal”.

“Em 1987, depois de cobrir a Amazônia para alguns dos maiores jornais e revistas do país, o jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto fundou o “Jornal Pessoal”. Para que pudesse ter total independência, o jornal nunca aceitou publicidade. Desde então, sobrevive apenas com os recursos arrecadados com as vendas em banca.

Com edição quinzenal, o “Jornal Pessoal” é o mais longevo veículo alternativa da imprensa contemporânea do Brasil _ não, contudo, sem um imenso sacrifício pessoal.

Em razão das denúncias publicadas no jornal, Lúcio já foi alvo de 34 processos judiciais (4 ainda em curso), recebeu inúmeras ameaças, inclusive de morte, e foi agredido fisicamente por poderosos da Amazônia que gostariam que a publicação não existisse.

Autor de 21 livros, ele é o único brasileiro na lista dos mais importantes jornalistas do mundo da ONG “Repórteres Sem Fronteiras”, com sede em Paris, e já recebeu alguns dos principais prêmios de jornalismo no país e no exterior em seus mais de 50 anos de carreira.

Nos últimos tempos, o jornalista tem feito dívidas pessoais para continuar bancando o jornal, mas há muito tempo já ultrapassou o limite do possível. Caso não receba um aporte extra, o “Jornal Pessoal” encerrará suas atividades no começo de 2017, às vésperas de completar 30 anos”.

Para quem estiver interessado em ajudar e quer mais informações, basta clicar “Jornal Pessoal” de Lúcio Flávio Pinto ou Blog do Lucas Figueiredo no Google. Esta é uma causa nobre.

http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/jornal-pessoal-a-saga-de-um-reporter-solitario-na-amazonia/2016/12/02/